O que é a dermatite, causas, sintomas e tratamento da dermatite. Todas as tipologias da dermatite, atópica, seborréica, contato, e outras.


Dermatite de Contato Irritante

A dermatite de contato irritante é um tipo de alergia causada pelo contato físico com o agente quimicamente abrasivo, fisicamente irritantes que causa um dano à pele.
Alguns produtos de uso comum que podem causar uma dermatite de contato irritante são detergentes de loiça, solventes, álcool, cremes, loções, pomadas, desinfetantes e outros produtos de limpeza doméstica, grama, pesticidas, colas, gasolina, óleo diesel e a poeira.
Fatores ambientais como humidade, hidratação, transpiração e temperaturas extremas são também fatores que desencadeiam mais facilmente uma reação alérgica deste tipo.
As feridas abertas, como machucados e arranhões favorecem o surgimento deste tipo de alergia, que fica restrita a esta área afetada.
A maneira mais eficaz de tratar este tipo de alergia é lavar bem o local com água e sabão e hidratá-la com um creme hidratante de uso habitual do indivíduo.