O que é a dermatite, causas, sintomas e tratamento da dermatite. Todas as tipologias da dermatite, atópica, seborréica, contato, e outras.


A Dermatite de Contato Alérgica

A Dermatite de Contato Alérgica (DCA) é uma dermatose inflamatória frequente, especialmente nos países industrializados, tendo grande impacto socioeconômico, sendo uma das doenças ocupacionais mais comuns. É possível realizar o diagnóstico com a história clínica e o exame clínico e, eventualmente, o exame histopatológico pode ser útil.
Os testes de contato confirmam o diagnóstico e determinam o agente responsável, sendo o método mais eficientepara este fim. O mecanismo etiopatogênico dos testes é o mesmo da DCA, corresponde a uma reação imunológica, ativada por uma substância com característica que a transforma em antígeno. Assim, supondo-se que o paciente já tenha realizado, em algum momento, a via aferente da dermatite de contato para determinado antígeno, a colocação em uma parte do corpo de substância suspeita induz a formação da via eferente por linfócitos T previamente sensibilizados, produzindo, no local da aplicação da substância, lesão clínica do tipo eczematoso.
A presença de teste positivo para determinada substância, relacionada com a história clínica do paciente, possibilita identificar as substâncias que, em contato com sua pele, podem desencadear um quadro de dermatite. Vários trabalhos publicados salientam a importância do procedimento no diagnóstico etiológico da dermatite alérgica de contato.
A eficácia de um teste epicutâneo em auxiliar no diagnóstico correto de dermatite de contato alérgica e/ou na sua etiologia depende de três fatores principais, a correta indicação da realização dos testes, a técnica de aplicação e a interpretação dos resultados obtidos.