O que é a dermatite, causas, sintomas e tratamento da dermatite. Todas as tipologias da dermatite, atópica, seborréica, contato, e outras.


Dermatite esfoliativa

Dermatite esfoliativa é distúrbio inflamatório da pele caracterizado por eritema e descamação envolvendo a maior parte ou a totalidade da superfície cutânea. É doença rara, com incidência de um a 71 por 100.000 pacientes dermatológicos. Sua ocorrência pode estar associada a outras doenças dermatológicas, doenças sistêmicas e, muito comumente, ao uso de drogas; no entanto, algumas vezes a causa subjacente pode não ser identificada, mesmo após extensa investigação clínica. Além disso, a dermatite esfoliativa pode estar relacionada a doenças neoplásicas, como os linfomas cutâneos de células T e a síndrome de Sézary.
Apesar dos baixos índices de mortalidade, a morbidade relacionada com a dermatite esfoliativa é considerável, por ser muitas vezes de evolução crônica, com sinais e sintomas debilitantes, como prurido e descamação intensos. Daí a importância de se tentar reconhecer a etiologia nos pacientes com dermatite esfoliativa, possibilitando intervenção mais precoce e adequada para cada caso.