O que é a dermatite, causas, sintomas e tratamento da dermatite. Todas as tipologias da dermatite, atópica, seborréica, contato, e outras.


Dermatite seborréica

A dermatite seborréica´trata-se de uma Inflamação cutânea comum em regiões oleosas da pele. Afeta aproximadamente 3% da população com picos de incidência na infância e em pacientes idosos. Quadros severos são encontrados em pacientes com doença de Parkinson, Síndrome de Down, e outras condições neurológicas, HIV, talvez pelo aumento da secreção sebácea nesta população.
Ocasionalmente o envolvimento é restrito à orelha externa sendo a fossa escafóide, a concha e o CAE os locais mais acometidos. Porém, na maioria dos casos este acometimento é pela progressão da dermatite do couro cabeludo e face, com envolvimento de tronco, axilas e períneo.
O Quadro clínico caracteriza-se essencialmente por dor, prurido e queimação local. Ao exame, são observadas lesões circunscritas pruriginosas e eritematosas com descamação acinzentada e leitoavermelhado ou amarelado, com liquenificação.
O Diagnóstico clínico, caracteriza-se pela observação das lesões características geralmente na zona T da face, que compreende a região supraciliar e a asa do nariz.
O Tratamento é normalmente implementado através de corticosteróides e queratolíticos tópicos, geralmente com shampoos apropriados devido à concomitância de dermatite de couro cabeludo (shampoos com selênio, zinco, coaltar ou piritium).