O que é a dermatite, causas, sintomas e tratamento da dermatite. Todas as tipologias da dermatite, atópica, seborréica, contato, e outras.


Dermatite das Fraldas - O que é e quais as causas.

É um dos problemas mais comuns na infância, afetando os bebês sobretudo até o primeiro ano de vida. Mas gestos simples a aplicar no dia-a-dia, permitem manter a pele do bumbum suave e saudável.

Vermelhos e irritados
A vermelhidão (eritema) é o primeiro sinal de que o bumbum está inflamado: a pele fica irritada, seca e macerada. É nas nádegas, genitais, nas virilhas, na região superior da coxa, nas zonas cobertas pela fralda, que a dermatite incomoda mais.
Quando a pele está irritada, o bebê fica incomodado, apresentando sensibilidade ao toque, sobretudo durante a mudança de fralda. Uma situação freqüente tanto nos meninos quanto nas meninas.

Causas: da urina a alimentação
O bumbum do bebê pode ficar inflamado nas seguintes situações:
  • Contato prolongado com a urina e as fezes: a urina acumulada na fralda libera uma substância química, a amônia, que vai destruindo a barreira natural da pele, causando vermelhidão e irritação. O mesmo efeito agressivo têm as enzimas existentes nas fezes, sobretudo em caso de diarréia. Assim, quanto mais tempo o bebê fica com a fralda molhada ou suja, maior a probabilidade de aparecer ou agravar a inflamação.
  • Introdução de novos alimentos na dieta do bebê, a partir dos quatro meses: até então, o bebê apenas se alimentava do leite, materno ou não, e os alimentos mais sólidos vão alterar o conteúdo das fezes, podendo torná-las mais agressivas para a pele do bumbum. Quando é amamentado também pode, em alguns casos, surgir dermatite se a mãe ingerir alimentos ácidos como, por exemplo, o tomate.
  • Ingestão de certos medicamentos, como antibióticos, pelo bebê ou pela mãe se está amamentando:podem perturbar o equilíbrio da pele, deixando-a vulnerável à ação de bactérias e fungos, que habitam as zonas mais úmidas e quentes do bumbum, como as dobras.
  • Alguns produtos usados na higiene do bebê ou alguns tipos de fraldas: possuem elementos muito ativos, que podem irritar a pele. A fralda apertada provoca mais atrito e também pode irritar a pele.