O que é a dermatite, causas, sintomas e tratamento da dermatite. Todas as tipologias da dermatite, atópica, seborréica, contato, e outras.


Dermatite de contato, cada vez mais frequente

A dermatite de contato é uma resposta inflamatória da pele, resultante da exposição tópica a substâncias químicas presente no ambiente. Pode ser provocada por irritação ou mecanismo alérgico. É uma patologia que não escolhe camada social e pode atingir a todos.
O termo eczema de contato é utilizado com freqüência, mas a denominação dermatite de contato é mais indicada. A dermatite de contato é uma das mais comuns patologias de pele observada na nossa sociedade, sua incidência é grande em torno de 20% da população. Atinge mais os adultos do que as crianças. As crianças usam menos produtos tópicos do que os adultos e por isso apresentam menor incidência de
dermatite contato. A industrialização vem aumentando a exposição das pessoas as diversas substâncias químicas e poluentes tanto nas residências e nos locais de trabalho.
Estima-se que 65.000 substâncias podem causar dermatite de contato irritante, e desta mais de 3.000 podem causar dermatite de contato alérgica. Novas substâncias químicas são introduzidas no mercado continuadamente e desta emergem novos alérgenos.
Muitas das lesões de pele são provocadas por substâncias químicas de uso rotineiro como cosméticos ou produtos de uso médico como creme e pomada. O desconforto geralmente aparece em forma de coceira, irritações e lesões que nunca cicatrizam.