O que é a dermatite, causas, sintomas e tratamento da dermatite. Todas as tipologias da dermatite, atópica, seborréica, contato, e outras.


Sintomas da dermatite

Os sintomas da dermatite, podem distinguir-se entre a fase aguda e a fase crónica.

Numa fase de dermatite aguda encontramos:
- Pele húmida;
- Eritema;
- Exsudado;
- Prurido;
- Ardor.

Numa fase de dermatite aguda encontramos:
- Pele seca e sensível;
- Descamação;
- Lesões na pele.

Tipos de dermatite

Cada tipo de dermatite pode parecer um pouco diferente e normalmente tende a ocorrer em diferentes partes do seu corpo. Os tipos mais comuns de dermatite incluem:
- A dermatite atópica (eczema). Geralmente começando na infância, causa vermelhidão, e comichão que ocorre mais comumente  nas dobras da pele, na parte interior dos cotovelos, atrás dos joelhos e parte da frente do pescoço. Quando arranhada, a erupção pode vazar fluidos. Pessoas com dermatite atópica podem experimentar melhora e, em seguida, momentos em que volta a piorar.
- Dermatite de contato. A erupção resultante as dermatite de contato ocorre em áreas do corpo que entram em contacto com substâncias que irritar a pele ou que causam uma reacção alérgica, tais como a hera venenosa. A erupção vermelha pode dar sensação de queimação, picada ou coceira. As bolhas podem desenvolver-se.

- Dermatite seborréica. Esta condição provoca manchas escamosas, pele vermelha e caspa persistente. Geralmente afeta áreas oleosas do corpo, como o rosto, peito e costas. Pode ser uma condição de longo prazo, com períodos de remissão e crises.