O que é a dermatite, causas, sintomas e tratamento da dermatite. Todas as tipologias da dermatite, atópica, seborréica, contato, e outras.


O que é dermatite

A dermatite atópica é uma doença alérgica de pele que atinge cada vez mais pessoas a cada ano, o que acaba por exigir mais pesquisas para minimizar seu impacto social. É reconhecida a presença de fatores psicológicos no curso deste quadro, especialmente do estresse e da ansiedade, que agem sobre o funcionamento do sistema imune; esta influência dos aspectos emocionais caracterizaria a dermatite atópica como quadro psicossomático.

Alguns tipos de dermatite

A dermatite atópica é particularmente prevalente em crianças; e os fatores hereditários parecem desempenhar papel importante, já que normalmente existe uma história familiar de asma ou dermatite.
Dermatite de contato irritativa é provocada pela manipulação de água, detergentes, solventes ou produtos químicos, e pelo atrito. Produtos irritantes causam mais problemas em pessoas que têm uma tendência para apresentar dermatite atópica.
Dermatite de contato alérgica ocorre devido ao contato da pele com substâncias com que a maioria das pessoas não reage bem, sendo as mais comuns o níquel, perfume, borracha, tinta para o cabelo ou conservantes. 
Pele seca: especialmente nas pernas, pode causar dermatite asteatótica, também chamada eczema craquelê.
Dermatite numular (também chamado de "eczema discoide") poderá surgir na sequência de uma lesão na pele, e normalmente surgem manchas irritáveis em forma de moeda espalhadas e que persistem por alguns meses.
Dermatite seborreica e caspa têm origem na irritação de substâncias tóxicas produzidas por leveduras Malassezia que vivem no couro cabeludo, face e, por vezes, em outros lugares.
Dermatite infecciosa parece ser provocada por impetigo (infecções bacterianas) ou infecção fúngica.
Dermatite gravitacional surge nas pernas dos idosos, devido ao inchaço e mau funcionamento nas veias das pernas.
Otite externa - dermatite que afeta o canal auditivo externo