O que é a dermatite, causas, sintomas e tratamento da dermatite. Todas as tipologias da dermatite, atópica, seborréica, contato, e outras.


O que é Dermatite Seborréica

A dermatite seborréica é uma dermatose papulosa e descamativa crônica de fácil reconhecimento. Afeta lactentes e adultos e frequentemente é associada com aumento na produção de sebo pela pele. A dermatite seborréica ocorre em áreas ricas em glândulas sebáceas, como o couro cabeludo, face e tronco. A pele afetada apresenta-se eritematosa, edematosa e coberta por escamas e crostas amareladas, eritematosas ou marrons. A dermatite seborréica varia de leve à grave, incluindo formas psoriasiformes e eritrodermia. A prevalência estimada é de 1-3% nos adultos jovens dos Estados Unidos. A dermatite seborréica é também uma das manifestações cutâneas mais comuns nos pacientes acometidos pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), sendo mais grave e prevalente nestes pacientes. Existem muitas teorias a respeito da dermatite seborréica, mas a causa permanece desconhecida.
A seborréia, ou produção excessiva de sebo, é conhecida como fator predisponente para dermatite seborréica, porém não é detectada em todos os pacientes afetados. Os locais acometidos pela dermatite seborréica são ricos em produção de sebo; além de que fatores que aumentam a seborréia são associados com piora da dermatite seborréica. Então, provavelmente, a seborréia desempenha papel parcial na etiologia da dermatite seborréica.
Há também a hipótese de a dermatite seborréica ser causada por proliferação de bactérias, fungos, ou ambos. Esta hipótese permanece sem comprovação, pois apesar de haver uma proliferação de microorganismos nas lesões de dermatite seborréica, também há em pacientes sem esta afecção.
Existem ainda fármacos, anormalidades nos neurotransmissores, fatores físicos, desordens nutricionais, fatores genéticos e imunodeficiências associados com a dermatite seborréica.
A dermatite seborréica do adulto é muito prevalente, crônica, e muitas vezes incômoda por causar prurido, aspecto ruim e odor desagradável principalmente ao rosto e couro cabeludo.