O que é a dermatite, causas, sintomas e tratamento da dermatite. Todas as tipologias da dermatite, atópica, seborréica, contato, e outras.


Doenças associadas à dermatite atópica

As doenças ditas atópicas compreendem a asma, a rino-conjuntivite alérgica, e a dermatite atópica. Considerando-se que essas patologias estão frequentemente associadas, é muito comum ver crianças atingidas simultaneamente pela dermatite atópica e uma ou outra dessas doenças.
Em 40 a 50% dos casos, as crianças atingidas pela dermatite atópica têm igualmente asma, rinite alérgica ou ambas.
No corpo, a observação da dermatite atópica,  em termos de localização varia segundo a idade. Nos bebês, a dermatite atópica está localizada:
  • no couro cabeludo;
  • no rosto:
  • nos braços;
  • e nas pernas.
Nas crianças maiores, as lesões aparecem:
  • nas dobras cutâneas do cotovelo e do joelho;
  • na parte anterior e posterior dos braços e das pernas.
A dermatite atópica aparece durante a primeira infância. Em 50 a 75% dos casos, ela surge antes da idade de seis meses. Em 80 a 90% dos casos, ela aparece antes da idade de cinco anos.
A dermatite atópica é uma doença muito comum na infância e, há algumas décadas, ela atinge um número cada vez maior de crianças. Em média, 12 a 25% das crianças no mundo são atingidas pela dermatite atópica. Observa-se uma disparidade entre os países desenvolvidos e os em vias de desenvolvimento. Estudos indicam que ela aumenta principalmente nos países industrializados, enquanto sua prevalência continua relativamente baixa nos países sub-desenvolvidos e ou em vias de desenvolvimento.
Na Europa do Leste e na África, por exemplo, menos de 5% da população é atingida contra aproximadamente 25% nos países escandinavos.
Admite-se geralmente que a dermatite atópica diminui em freqüência e em intensidade com o avanço da idade do paciente.